TEMPORADA 2019
 REGULAMENTO LFE 2019

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

     TEMPORADA 2019

                            LEIA COM A ATENÇÃO O REGULAMENTO GERAL ONDE ENCONTRARÁ 

         ÍTENS FUNDAMENTAIS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA COMPETIÇÃO.

 

1. INSCRIÇÕES

 

ART. 66º - DEVERÃO SER FEITAS PELO SITE. EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE O REGULAMENTO GERAL.

 

§ PRIMEIRO - NÃO SERÃO PERMITIDOS ALUNOS ATLETAS FEDERADOS, CONSIDERANDO FEDERADO O ALUNO FILIADO À QUALQUER FEDERAÇÃO DE FUTSAL E FUTEBOL DE CAMPO NO ANO DE 2019.

 

§ SEGUNDO - COLÉGIOS PARTICIPANDO COM EQUIPES A E B NA MESMA CATEGORIA, É VETADA A PARTICIPAÇÃO DO MESMO ALUNO ATLETA NAS DUAS EQUIPES.

 

§ TERCEIRO - COLÉGIOS QUE POSSUEM DUAS OU MAIS UNIDADES NÃO PODERÃO FAZER UMA ÚNICA EQUIPE COM ALUNOS ATLETAS DE DIFERENTES UNIDADES. CADA ALUNO ATLETA DEVERÁ REPRESENTAR A SUA UNIDADE.

 

§ QUARTO - NA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE, O ART. 24º DO REGULAMENTO GERAL NÃO TEM VALIDADE. O ALUNO ATLETA TRANSFERIDO ENTRE INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DURANTE A TEMPORADA, PODERÁ JOGAR PELA SUA NOVA ESCOLA. EXCETO CASOS DE ALUNOS COM BOLSA- ATLETA.

 

ART. 67º - EM CASO DE DESISTÊNCIA OU DESCLASSIFICAÇÃO, SERÁ COBRADA A INSCRIÇÃO TOTAL E ESTA EQUIPE NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA PRÓXIMA TEMPORADA DA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE.

 

2. CATEGORIAS

ART. 68º - TODOS OS ATLETAS DEVERÃO SER REGULARMENTE MATRICULADOS EM SUAS RESPECTIVAS INSTITUIÇÕES, RESPEITANDO A SEGUINTE FAIXA ETÁRIA:


A08 NASCIDOS EM 01/11/2010 OU MAIS

A09 NASCIDOS EM 01/11/2009 OU MAIS

A10 NASCIDOS EM 01/11/2008 OU MAIS

A11 NASCIDOS EM 01/11/2007 OU MAIS

A12 NASCIDOS EM 01/11/2006 OU MAIS

A13 NASCIDOS EM 01/11/2005 OU MAIS

A14 NASCIDOS EM 01/11/2004 OU MAIS

A15 NASCIDOS EM 01/11/2003 OU MAIS

A16 NASCIDOS EM 01/11/2002 OU MAIS

A18 NASCIDOS EM 01/11/2000 OU MAIS


3. AGENDAMENTO DOS JOGOS

 

ART. 69º - TODOS OS JOGOS DEVERÃO SER AGENDADOS PELOS PROFESSORES NO SITE DA LE2 RESPEITANDO O PRAZO LIMITE DEFINIDO NA FORMA DE DISPUTA. OS JOGOS NÃO REALIZADOS DENTRO DO PRAZO, SERÃO DEFINIDOS COMO W.O. DUPLO PARA AS EQUIPES ENVOLVIDAS.

 

§ ÚNICO -- CASO SEJA COMPROVADO QUE O COMPORTAMENTO DE UMA DAS EQUIPES IMPEDIU O AGENDAMENTO DESTE JOGO, A COMISSÃO DISCIPLINAR IRÁ ANALISAR O CASO E PODERÁ DECRETAR O W.O. APENAS PARA ESTA EQUIPE.

ART. 70º - A RELAÇÃO DEFINIDA NA TABELA DA EQUIPE MANDANTE DO JOGO DEVERÁ SER RESPEITADA PARA O AGENDAMENTO, EXCETO EM CASOS QUE A EQUIPE DESISTA DE EXERCER O MANDO.

 

§ ÚNICO -- CASO A EQUIPE MANDANTE NÃO EXERÇA A FUNÇÃO DE AGENDAR O JOGO EM ATÉ UM MÊS ANTES DO PRAZO DE REALIZAÇÃO, PERDERÁ ESTE MANDO DE JOGO. 

ART. 71º - O MANDO DE JOGO NAS FINAIS SERÁ DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA LFE.

 

ART. 72º - TODAS AS EQUIPES DEVERÃO REALIZAR PELO MENOS 50% DOS JOGOS DA PRIMEIRA FASE NO 1º SEMESTRE.

 

§ PRIMEIRO - CASO UMA EQUIPE NÃO CUMPRA 50% DOS JOGOS DA PRIMEIRA FASE NO 1º SEMESTRE, SERÁ PUNIDA COM A PERDA DE 1(UM) PONTO PARA CADA JOGO NÃO REALIZADO.

 

§ SEGUNDO - CASOS EXCEPCIONAIS PARA O NÃO AGENDAMENTO DE 50% DOS JOGOS NA PRIMEIRA FASE, SERÃO ANALISADOS PELA COMISSÃO DISCIPLINAR.

 

ART. 73º - EM CASO DE CHUVA PARA JOGOS AGENDADOS EM QUADRAS DESCOBERTAS, SERÁ CONSIDERADO W.O. PARA A EQUIPE MANDANTE.

 

4. NORMAS TÉCNICAS

 

ART. 74º - A EQUIPE DEVE ESTAR RIGOROSAMENTE UNIFORMIZADA (UNIFORME COMPLETO: CAMISAS, CALÇÕES E MEIÕES). SERÁ OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS.

 

§ ÚNICO -- CASO HAJA COINCIDÊNCIA DE CORES PREDOMINANTES, O USO DO SEGUNDO UNIFORME OU DE COLETES CABERÁ À EQUIPE QUE ESTIVER À ESQUERDA DA TABELA.

ART. 75º - AS EQUIPES TERÃO O DIREITO DE SOLICITAR O PEDIDO MÁXIMO DE 1 (UM) TEMPO TÉCNICO EM CADA PERÍODO DA PARTIDA, SENDO DE 1 (UM) MINUTO A DURAÇÃO DE CADA TEMPO TÉCNICO.

 

5. REGRAS ESPECÍFICAS POR CATEGORIA

 

ART. 76º - SERÃO UTILIZADAS AS REGRAS OFICIAIS DA FPFS, RESSALVADOS OS AJUSTES DESTE REGULAMENTO.

 

ART. 77º - AS BOLAS UTILIZADAS SERÃO:

   A08, A09 E A10 - BOLA MAX 100

   A11, A12 - BOLA MAX 200

   DEMAIS CATEGORIAS - BOLA OFICIAL (MAX 1000)

 

5.1 - CATEGORIAS A08, A09, A10, A11, A12, A13 E A14 MASCULINAS

 

ART. 78º - AS PARTIDAS SERÃO DISPUTADAS EM TRÊS PERÍODOS DE 10 (DEZ) MINUTOS, SENDO QUE O ÚLTIMO MINUTO DE CADA PERÍODO DEVERÁ SER CRONOMETRADO.

 

§ ÚNICO - NAS CATEGORIAS A13 E A14 MASCULINAS, O 3º PERÍODO DO JOGO SERÁ DE 15 (QUINZE) MINUTOS.

 

ART. 79º - SOMENTE DOIS ALUNOS ATLETAS QUE ATUAREM NO 1° PERIODO PODERÃO ATUAR NO 2° PERIODO. NO 2° PERIODO, O PROFESSOR DEVERÁ MANTER EM QUADRA TRÊS ALUNOS ATLETAS QUE NÃO PARTICIPARAM DO 1° PERIODO.

§ PRIMEIRO -- A EQUIPE QUE COMPARECER COM 6 (SEIS) OU 7 (SETE) ALUNOS ATLETAS, DEVERÁ JOGAR UM OU DOIS PERÍODOS COM 1 (UM) ALUNO ATLETA A MENOS EM QUADRA, PARA PODER REALIZAR AS 3 (TRÊS) TROCAS OBRIGATÓRIAS DO 1° PARA O 2° PERIODO. APÓS A REALIZAÇÃO DA PARTIDA, O RESULTADO SERÁ CONSIDERADO NORMALMENTE. NESTE CASO, A EQUIPE ADVERSÁRIA QUE COMPARECER COM 8 (OITO) OU MAIS ALUNOS ATLETAS DEVERÁ REALIZAR NORMALMENTE AS 3 (TRÊS) TROCAS OBRIGATÓRIAS DO 1° PARA O 2° PERÍODO.

 

§ SEGUNDO -- A EQUIPE QUE COMPARECER COM MENOS DE 6 (SEIS) ALUNOS ATLETAS SERÁ CONSIDERADA PERDEDORA POR W.O.

 

ART. 80º - NO 3º PERÍODO E NA PRORROGAÇÃO, O PROFESSOR PODERÁ COMPOR LIVREMENTE A EQUIPE.

 

ART. 81º - O LIMITE DE FALTAS COLETIVAS POR PERÍODO, SERÁ DE 4 (QUATRO) FALTAS, SENDO COBRANÇA DIRETA SEM BARREIRA A PARTIR DA 5ª FALTA.

 

§ ÚNICO - NAS CATEGORIAS A13 E A14 MASCULINAS, O LIMITE DE FALTAS COLETIVAS DO 3º PERÍODO DO JOGO SERÁ DE 5 (CINCO), SENDO COBRANÇA DIRETA SEM BARREIRA A PARTIR DA 6ª FALTA.

 

ART. 82º - ATÉ A CATEGORIA A11M, SERÁ PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNAS ATLETAS.

 

ART. 83º - O LIMITE DE TAMANHO MÍNIMO DE QUADRA PARA A CATEGORIA A14 É DE 28m X 14m.

 

5.2 - CATEGORIAS FEMININAS

 

ART. 84º - AS PARTIDAS SERÃO DISPUTADAS EM DOIS PERÍODOS DE 15 (QUINZE) MINUTOS, SENDO QUE O ÚLTIMO MINUTO DE CADA PERÍODO DEVERÁ SER CRONOMETRADO.

 

ART. 85º - O LIMITE DE FALTAS COLETIVAS POR PERÍODO, SERÁ DE 5 (CINCO) FALTAS, SENDO COBRANÇA DIRETA SEM BARREIRA A PARTIR DA 6ª FALTA.

 

ART. 86º - A EQUIPE QUE COMPARECER COM MENOS DE 3 (TRÊS) ALUNAS ATLETAS SERÁ CONSIDERADA PERDEDORA POR W.O.

5.3 - CATEGORIAS: A15, A16 E A18 MASCULINAS

 

ART. 87º - AS PARTIDAS SERÃO DISPUTADAS EM DOIS PERÍODOS DE 20 (VINTE) MINUTOS, SENDO QUE O ÚLTIMO MINUTO DE CADA PERÍODO DEVERÁ SER CRONOMETRADO.

 

ART. 88º - O LIMITE DE TAMANHO MÍNIMO DE QUADRA PARA ESTES JOGOS É DE 28m X 14m.

 

ART. 89º - O LIMITE DE FALTAS COLETIVAS POR PERÍODO, SERÁ DE 5 (CINCO) FALTAS, SENDO COBRANÇA DIRETA SEM BARREIRA A PARTIR DA 6ª FALTA.

 

ART. 90º - A EQUIPE QUE COMPARECER COM MENOS DE 3 (TRÊS) ALUNOS ATLETAS SERÁ CONSIDERADA PERDEDORA POR W.O.

5.4 - TODAS AS CATEGORIAS

 

ART. 91º - EM TODOS OS JOGOS ELIMINATÓRIOS, EXCETO A FINAL, CASO A PARTIDA TERMINE EMPATADA, SERÁ REALIZADA A DISPUTA DE 3 (TRÊS) PENALIDADES MÁXIMAS.

 

 

ART. 92º - NAS FASES FINAIS, CASO UMA PARTIDA TERMINE EMPATADA, HAVERÁ UMA PRORROGAÇÃO COM 01 (UM) PERÍODO DE 5 (CINCO) MINUTOS, SEM PEDIDOS DE TEMPO. CASO A PRORROGAÇÃO TERMINE EMPATADA, HAVERÁ 03 (TRÊS) COBRANÇAS DE PENALIDADES MÁXIMAS ALTERNADAS.

 

ART. 93º - QUANDO UM JOGO FOR SUSPENSO E NÃO HOUVER DECORRIDO UM TERÇO DE SUA DURAÇÃO, SERÁ REALIZADO UM NOVO JOGO COM O PLACAR EM ZERO A ZERO. A DATA, LOCAL E HORÁRIO SERÃO DETERMINADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE.

 

ART. 94º - QUANDO UM JOGO FOR SUSPENSO E HOUVER DECORRIDO UM TERÇO OU MAIS DE SUA DURAÇÃO, SERÁ REALIZADA A CONTINUAÇÃO DA PARTIDA, MANTENDO-SE O PLACAR DO JOGO, NO MOMENTO EM QUE OCORREU A INTERRUPÇÃO PARA A COMPLEMENTAÇÃO QUE FALTAVA DO TEMPO PARA O ENCERRAMENTO DA PARTIDA. A DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A CONTINUAÇÃO DO JOGO, SERÃO DETERMINADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE.

 

6. CLASSIFICAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS

 

ART. 95º - AS EQUIPES, DE ACORDO COM O NÚMERO DE PONTOS, SE CLASSIFICARÃO PARA A 2ª FASE E/OU PARA AS SEMIFINAIS DA SÉRIE OURO, PRATA, BRONZE OU COBRE OBSERVANDO A SEGUINTE CONTAGEM:

 


   VITÓRIA: 4 (QUATRO) PONTOS

   EMPATE: 2 (DOIS) PONTOS

   DERROTA: 1 (UM) PONTO

   DERROTA POR W.O.: 0 (ZERO) PONTOS


ART. 96º - O W.O. TERÁ COMO RESULTADO O PLACAR DE 1 (UM) A ZERO A FAVOR DO VENCEDOR.

§ ÚNICO -- A EQUIPE QUE PARTICIPAR EM CARÁTER IRREGULAR, PERDERÁ O JOGO POR W.O., CASO SEJA COMPROVADA A IRREGULARIDADE.

ART. 97º - EM CASO DE EMPATE POR PONTOS O SEGUINTE CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ OBSERVADO: 

 

1.    CONFRONTO DIRETO

2.    MENOR NÚMERO DE W.O.

3.    MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS

4.    SALDO DE GOLS

5.    GOLS PRÓ

6.    ÍNDICE DISCIPLINAR   

7.    JOGO EXTRA

 

§ PRIMEIRO -- TODOS OS NÚMEROS DE CADA EQUIPE SERÃO ZERADOS DE UMA FASE PARA A OUTRA.

 

§ SEGUNDO -- EM CASO DE W.O., O SALDO DE GOLS DESTA EQUIPE CONTRA TODOS OS ADVERSÁRIOS, NÃO ENTRARÁ COMO CRITÉRIO DE DESEMPATE NESTA FASE.

 

§ TERCEIRO -- EM CASO DE EMPATE DE PONTOS ENTRE 3 (TRÊS) EQUIPES, OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE SERÃO UTILIZADOS APENAS ENTRE AS EQUIPES ENVOLVIDAS.

 

ART. 98º - O ÍNDICE DISCIPLINAR SERÁ DEFINIDO ATRAVÉS DA PONTUAÇÃO FINAL DE NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS E VERMELHOS, SEGUINDO O SEGUINTE CRITÉRIO:

A) CARTÃO VERMELHO: - 4 (QUATRO) PONTOS

B) CARTÃO AMARELO: - 1 (UM) PONTO

ART. 99º - NO CASO DA OCORRÊNCIA DE UMA ESCOLA DESISTENTE OU DESCLASSIFICADA, TODOS OS JOGOS E RESULTADOS DESTA EQUIPE SERÃO DESCONSIDERADOS PARA EFEITO DE CLASSIFICAÇÃO.

 

7. PENALIDADES

 

ART. 100º - O ALUNO ATLETA QUE RECEBER CARTÃO VERMELHO SERÁ SUSPENSO, AUTOMATICAMENTE, POR 01 (UMA) PARTIDA E PODERÁ SER ELIMINADO OU SUSPENSO POR MAIS JOGOS DA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE, DEPENDENDO DO RELATÓRIO REDIGIDO NA SÚMULA PELO ÁRBITRO. ESTES CASOS SERÃO JULGADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA.

ART. 101º - O ALUNO ATLETA PUNIDO COM 03 (TRÊS) CARTÕES AMARELOS, DEVERÁ CUMPRIR 01 (UMA) PARTIDA DE SUSPENSÃO. CASO O ALUNO ATLETA RECEBA, NO MESMO JOGO, O TERCEIRO CARTÃO AMARELO E EM SEGUIDA UM CARTÃO VERMELHO, DEVERÁ CUMPRIR 02 (DUAS) PARTIDAS DE SUSPENSÃO.

§ ÚNICO -- O CONTROLE DOS CARTÕES FICARÁ A CARGO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL DA EQUIPE JUNTAMENTE COM A COMISSÃO ORGANIZADORA.

ART. 102º - OS CARTÕES ACUMULADOS NA PRIMEIRA FASE SERÃO ZERADOS PARA A FASE SEGUINTE. MAS O ALUNO ATLETA QUE ESTIVER SUSPENSO PUNIDO COM 03 (TRÊS) CARTÕES AMARELOS E/OU COM O CARTÃO VERMELHO DEVERÁ CUMPRIR SUSPENSÃO NORMALMENTE NA PRÓXIMA FASE.

8. DOCUMENTAÇÃO PARA JOGOS

 

ART. 103º - PARA O ALUNO ATLETA PARTICIPAR DO JOGO É NECESSÁRIO QUE ELE ESTEJA INSCRITO NO SITE DA LE2. PARA ESTA COMPROVAÇÃO, O PROFESSOR DEVERÁ APRESENTAR O NOME DESTE ATLETA DIGITADO NO CARTELÃO OU NA SÚMULA DO JOGO.

 

ART. 104º - É NECESSÁRIO COMPROVAR A IDENTIDADE E FOTO DO ALUNO ATLETA EM CADA JOGO, ATRAVÉS DO CARTELÃO OU DE UM DOCUMENTO ORIGINAL COM FOTO (CARTEIRINHA DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA É VÁLIDA). NÃO SERÃO ACEITAS FOTOS DO DOCUMENTO DO ALUNO.

 

§ PRIMEIRO -- CASO O PROFESSOR NÃO APRESENTE TAIS DOCUMENTOS NO JOGO, O ALUNO ATLETA NÃO ESTARÁ APTO A PARTICIPAR DESTE JOGO.

 

§ SEGUNDO -- CASO O ALUNO ATLETA SEM IDENTIFICAÇÃO PARTICIPE DO JOGO, A EQUIPE PERDERÁ OS PONTOS DESTA PARTIDA.

 

9. COMISSÃO DISCIPLINAR

 

ART. 105º - FOI FORMADA PARA AUXILIAR A COMISSÃO ORGANIZADORA DA LIGA DE FUTSAL ESCOLAR - LFE, UMA COMISSÃO DISCIPLINAR COMPOSTA POR 6 (SEIS) PROFESSORES PARTICIPANTES DA LFE.

 

10. CASOS OMISSOS

 

ART. 106º - OS CASOS OMISSOS NO PRESENTE REGULAMENTO SERÃO DECIDIDOS E JULGADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA LIGA DE ESPORTES ESCOLARES - LE2. AS DECISÕES BASEADAS DEVERÃO SER NO CONSENSO E APROVADAS POR MAIORIA SIMPLES, SEMPRE DE ACORDO COM OS OBJETIVOS E DIRETRIZES DA LIGA DE ESPORTES ESCOLARES - LE2.

 

COORDENAÇÃO LFE / LE2


 
  Últimas Notícias
  Confira as últimas notícias das Liga de Esportes Escolares